Pular para o conteúdo principal

G7 libera R$ 91 milhões para Amazônia e anuncia apoio a plano de reflorestamento. Veja mais:

Cúpula do G7 anuncia liberação de 20 milhões de euros para a Amazônia

BBC NEWS BRASIL/AFP/Getty Images


A cúpula do G7 chegou nesta segunda-feira (26/8) a um acordo para ajudar a combater as queimadas na Floresta Amazônica.
Os líderes do grupo - formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido - concordaram em liberar 20 milhões de euros (cerca de R$ 91 milhões) para a Amazônia. A maior parte do montante será usada para enviar aviões de combate a incêndios, informou uma fonte da Presidência francesa.


O grupo das sete maiores economias do mundo também decidiu apoiar um plano de reflorestamento de médio prazo que será divulgado pela ONU em setembro, acrescentou um assessor presidencial.
O presidente dos EUA, Donald Trump, não participou da reunião em que foi fechado o acordo. Mas o presidente francês, Emmanuel Macron, anfitrião da cúpula, afirmou que o colega americano apoia a iniciativa.
Segundo ele, Trump só não participou da sessão sobre biodiversidade porque tinha reuniões bilaterais agendadas para o mesmo horário.
O G7 está reunido desde sábado na cidade de Biarritz, na França, e as queimadas na região amazônica se tornaram uma das principais pautas do encontro.
A reação do governo brasileiro diante da gravidade dos incêndios, que vieram a conhecimento do público na semana passada, provocou indignação internacional e uma onda de protestos.
Críticos acusam o presidente Jair Bolsonaro de dar "sinal verde" para a destruição da Amazônia, por meio de uma retórica antiambientalista e da falta de ações para coibir o desmatamento.
Macron classificou as queimadas como uma "crise internacional" e pressionou para que o tema fosse priorizado na cúpula do G7 no fim de semana.
O que o Brasil está fazendo?
Inicialmente, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, minimizou os incêndios dizendo que eram consequência do período de seca. Depois, Bolsonaro sugeriu que organizações internacionais estariam por trás do aumento das queimadas, atuando em retaliação à redução de verbas repassadas pelo governo.
Somente três dias após a imprensa divulgar um aumento de 84% nos incêndios Bolsonaro fez uma reunião de emergência para discutir a criação de uma força-tarefa e o envio de tropas do Exército para controlar as chamas.
No sábado (24), o Ministério da Defesa afirmou que 44 mil soldados estavam à disposição. Até domingo, sete Estados brasileiros haviam solicitado ajuda das tropas federais para debelar o fogo.
Aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) também começaram a ser usados no fim de semana para despejar água nas regiões de queimadas.
Bolsonaro informou no domingo, por meio do Twitter, que aceitou a oferta de apoio do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, para conter as queimadas.

FONTE: R7

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOGADOR MIRACEMENSE JOÃO SILVÉRIO EMBARCOU NESTE DOMINGO PARA SE APRESENTAR NO RIO BRANCO FC NO ACRE.

Em foto está Sua irmã Thayná Silvério, no qual levou o João de Miracema até o Aeroporto Galeão, no Rio. Imagens exclusivas do embarque enviadas para nosso blog. O morador do bairro Rodagem de Miracema João Silvério, embarcou neste domingo (15/01/2023), do Rio de Janeiro para o Acre as 18 horas, e vai se apresentar nesta segunda-feira (16), no clube Rio Branco Futebol Clube.  REVEJA NOSSA MATÉRIA DO ANÚNCIO OFICIAL DO CLUBE RIO BRANCO: ⤵️ Rio Branco-AC anuncia lateral-direito de Miracema João Silvério de 19 anos para a temporada.⤵️ http://www.blogmiracemaemfoconews.com/2023/01/rio-branco-ac-anuncia-lateral-direito.html?m=1 O lateral-direito João Silvério, de 19 anos, ex-jogador da base do Paduano-RJ, é o 14° reforço do Rio Branco-AC, para temporada 2023. A contratação do jogador foi divulgada nas redes sociais do Estrelão, na manhã Da última quinta-feira (12/01). Conforme divulgado pelo clube, João Silvério se formou na base do sub-20 do Paduano Futebol Clube, de Santo Antônio de Pádua-

ATUALIZADO - Homem e mulher são assassinados a tiros por policial da reserva em Palma-MG, nesta segunda (05) - Autor do crime é encontrado morto nesta terça (06):

Um duplo homicídio foi registrado em Palma na tarde desta segunda-feira, 5 de dezembro. Segundo as primeiras informações apuradas, um policial militar da reserva remunerada, que ainda não teve seu nome oficialmente divulgado, efetuou vários disparos de arma de fogo em um homem dentro de sua residência. A mulher do autor também foi encontrada morta a tiros. Os nomes das vítimas não foram divulgados e a ocorrência foi registrada na Rua João Pereira Gomes, Centro daquele município. Ainda não se sabe o motivo do duplo homicídio. As informações apontam que foram disparados contra o homem nove tiros e seis contra a mulher. Após o crime, o indivíduo fugiu em direção a zona rural do município. A moto do autor foi encontrada em meio a um pasto. Dezenas de policiais estão nas imediações da cidade na tentativa de localiza-lo, mas até o fechamento desta matéria, ninguém havia sido preso. Os corpos das vítimas de 44 e 62 anos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Muriaé. ATUALIZ

FAMÍLIA COSTA COMEMORA 100 ANOS DA FAZENDA BELO HORIZONTE, EM PARAÍSO DO TOBIAS (MIRACEMA-RJ).

  A Tradicional Família Costa do grupo de  Miracema, Paraíso do Tobias e Mimoso do Sul, comemorou neste mês de julho de 2023,, o 2° Encontro de família e entrelaços nas festividades de 100 anos da Fazenda Belo Horizonte, antiga propriedade de Alberto Pereira de Abreu, localizada na Zona Rural de Paraíso do Tobias, Miracema-RJ. Descendentes do Português Adelino José da Costa, Zeca Costa e Homero Costa (da Cachaça Maravilhosa), organizaram o grande encontro da família. Que tem um forte entrelaço, com a família Pereira ( Fazenda Transwal e Santa Cruz), Abreu, Aguiar e Marques. Que foram grandes protagonistas no desenvolvimento do Agro negócio na Região de Paraíso do Tobias, Itajara e São José de Ubá. O Chef Júlio Marques, ficou por conta do preparo da gastronomia. REPORTAGEM: MARCOS DIAS / BLOG MIRACEMA EM FOCO NEWS