Pular para o conteúdo principal

MINISTÉRIO DA SAÚDE ANTECIPA VACINAÇÃO CONTRA GRIPE PARA FACILITAR NA IDENTIFICAÇÃO DO "CORONAVÍRUS". VEJA O DIA DA VACINAÇÃO;

A vacina contra a gripe não previne o coronavírus. Mas segundo o ministro, ela será importante para combater os demais vírus associados a outros tipos de gripes e diminuir a dificuldade dos profissionais de saúde na hora de identificar corretamente o tipo de vírus que está provocando os sintomas no paciente.


Por causa da confirmação do primeiro caso de coronavírus no país, o de um homem de São Paulo, o Ministério da Saúde decidiu antecipar a campanha de vacinação contra a gripe. Segundo o ministro Luiz Henrique Mandetta, a campanha prevista para abril terá início este ano no dia 23 de março. Para a campanha, serão disponibilizadas 75 milhões de doses.
“Antecipamos em 23 dias a data prevista original para essa campanha”, disse o ministro.
A campanha vai privilegiar gestantes, puérperas, crianças de até seis anos de idade, idosos e, possivelmente, acrescentou o ministro, outros grupos de pessoas que trabalham na área de segurança e população carcerária. “Este ano vamos fazer outros grupos que não os idosos. Devemos fazer [vacinação] nas forças de segurança, na população presidiária completa, nos agentes penitenciários. Devemos fazer a ampliação de segmentos para diminuir a circulação epidêmica”, falou o ministro.

Gripe x Coronavírus

A vacina contra a gripe não previne o coronavírus. Mas segundo o ministro, ela será importante para combater os demais vírus associados a outros tipos de gripes e diminuir a dificuldade dos profissionais de saúde na hora de identificar corretamente o tipo de vírus que está provocando os sintomas no paciente.
“A vacina [da gripe] dá cobertura e deixa o sistema imunológico 80% protegido contra essas cepas de Influenza e virais que estão circulando e são mais comuns que o coronavírus”, disse o ministro. “Para um profissional de saúde, quando um indivíduo tem um quadro gripal e informa que já foi vacinado [contra gripe], isso auxilia muito o raciocínio do profissional para pensar na possibilidade de outras viroses que não aquelas que são cobertas pela vacina. Ela [a vacina] é um instrumento importante porque diminui a espiral de epidemia desses outros vírus que podem eventualmente ocorrer e confundir a população”, destacou o ministro.

Coronavírus em São Paulo

Segundo balanço divulgado hoje (27), há 85 casos suspeitos de coronavírus em todo o estado de São Paulo. Quase todos esses casos, destacou Helena Sato, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica, são de pessoas que estiveram no exterior. Duas delas não estiveram no exterior, mas tiveram contato com o homem de 61 anos, morador de São Paulo, que foi infectado com coronavírus. Todas elas estão em seus domicílios e passam bem.
O infectologista David Uip, coordenador do Centro de Contingência do Covid-19 em São Paulo, disse que as pessoas com suspeita de coronavírus só devem buscar um centro de atenção primária caso apresentem problemas respiratórios, ou seja, dificuldade para respirar. Do contrário, caso os sintomas sejam apenas tosse e febre, o conselho é para que as pessoas permaneçam em casa, hidratando-se. “Paciente com tosse e febre, fique em casa para ser hidratado, com repouso e boa alimentação. Devem procurar os serviços de saúde aqueles que apresentarem algum desconforto respiratório”, falou ele.
O ministro reforçou que as pessoas com coronavírus no país só ficarão internadas no hospital caso estejam em situações graves ou com dificuldades respiratórias. Nos demais casos, permanecerão em isolamento em casa. “O indivíduo vai para o hospital quando está doente e precisa de cuidado hospitalar. Não se interna indivíduo no hospital porque ele está com síndrome gripal conversando, falando, se alimentando. A China iniciou dessa maneira [isolando pessoas dentro do hospital]. Teve que fazer aquele hospital, e isso foi uma medida equivocada que levou a um colapso do sistema hospitalar porque não se coloca pessoas com síndromes respiratórias leves dentro de um hospital. Fico imaginando as outras pessoas, com outras doenças, e que necessitam de leito hospitalar”, criticou. “O isolamento domiciliar tem eficácia tão alta quanto no hospital”, acrescentou o ministro.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOGADOR MIRACEMENSE JOÃO SILVÉRIO EMBARCOU NESTE DOMINGO PARA SE APRESENTAR NO RIO BRANCO FC NO ACRE.

Em foto está Sua irmã Thayná Silvério, no qual levou o João de Miracema até o Aeroporto Galeão, no Rio. Imagens exclusivas do embarque enviadas para nosso blog. O morador do bairro Rodagem de Miracema João Silvério, embarcou neste domingo (15/01/2023), do Rio de Janeiro para o Acre as 18 horas, e vai se apresentar nesta segunda-feira (16), no clube Rio Branco Futebol Clube.  REVEJA NOSSA MATÉRIA DO ANÚNCIO OFICIAL DO CLUBE RIO BRANCO: ⤵️ Rio Branco-AC anuncia lateral-direito de Miracema João Silvério de 19 anos para a temporada.⤵️ http://www.blogmiracemaemfoconews.com/2023/01/rio-branco-ac-anuncia-lateral-direito.html?m=1 O lateral-direito João Silvério, de 19 anos, ex-jogador da base do Paduano-RJ, é o 14° reforço do Rio Branco-AC, para temporada 2023. A contratação do jogador foi divulgada nas redes sociais do Estrelão, na manhã Da última quinta-feira (12/01). Conforme divulgado pelo clube, João Silvério se formou na base do sub-20 do Paduano Futebol Clube, de Santo Antônio de Pádua-

FAMÍLIA COSTA COMEMORA 100 ANOS DA FAZENDA BELO HORIZONTE, EM PARAÍSO DO TOBIAS (MIRACEMA-RJ).

  A Tradicional Família Costa do grupo de  Miracema, Paraíso do Tobias e Mimoso do Sul, comemorou neste mês de julho de 2023,, o 2° Encontro de família e entrelaços nas festividades de 100 anos da Fazenda Belo Horizonte, antiga propriedade de Alberto Pereira de Abreu, localizada na Zona Rural de Paraíso do Tobias, Miracema-RJ. Descendentes do Português Adelino José da Costa, Zeca Costa e Homero Costa (da Cachaça Maravilhosa), organizaram o grande encontro da família. Que tem um forte entrelaço, com a família Pereira ( Fazenda Transwal e Santa Cruz), Abreu, Aguiar e Marques. Que foram grandes protagonistas no desenvolvimento do Agro negócio na Região de Paraíso do Tobias, Itajara e São José de Ubá. O Chef Júlio Marques, ficou por conta do preparo da gastronomia. REPORTAGEM: MARCOS DIAS / BLOG MIRACEMA EM FOCO NEWS

Rio Branco-AC anuncia lateral-direito de Miracema João Silvério de 19 anos para a temporada.

O morador do bairro Rodagem de Miracema João Silvério, vai embarcar hoje do Rio de Janeiro para o Acre, e vai se apresentar nesta segunda-feira (16), no clube Rio Branco. O lateral-direito João Silvério, de 19 anos, ex-jogador da base do Paduano-RJ, é o 14° reforço do Rio Branco Futebol Clube, para temporada 2023. A contratação do jogador foi divulgada nas redes sociais do Estrelão, na manhã Da última quinta-feira (12/01). Conforme divulgado pelo clube, João Silvério se formou na base do sub-20 do Paduano Futebol Clube, de Santo Antônio de Pádua-RJ. Essa será a primeira vez que o defensor vai atuar no futebol profissional. O Estrelão começa a pré-temporada na próxima segunda-feira (16), no CT José de Melo, na capital acreana. O Rio Branco-AC vai disputar a Copa Verde e o Campeonato Acreano em 2023. O Estrelão estreia no estadual no dia 28 de fevereiro contra o Plácido de Castro, às 19h, no estádio Florestão, em Rio Branco. O clube está no grupo A do ao lado da Adesg, Andirá, Humaitá, I