![]() |
FOTO: REPRODUÇÃO |
Em nota divulgada hoje à noite a prefeitura de Macaé também confirmou o caso suspeito de coronavírus. Trata-se de paciente de 22 anos que, após avaliação em um hospital particular do município, encontra-se em observação domiciliar.
A nota diz ainda que secretaria de Estado de Saúde foi devidamente comunicada, sendo estabelecida a abertura formal do protocolo.
Outros casos suspeitos que estão sendo monitorados pela SES ficam nos municípios do Rio de Janeiro, com dois casos, Niterói também dois e Nova Iguaçu com um caso suspeito, além de dois turistas e um caso com local de residência ainda em investigação. Além dos sintomas respiratórios, os pacientes têm histórico de viagem para países com circulação ativa do vírus.
Apesar da SES não mencionar a Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, informou também nesta quinta-feira (27) que investiga um caso suspeito de coronavírus na cidade. De acordo com o município, a paciente é uma mulher moradora da cidade que realizou cruzeiro com destino à Argentina no dia 16 e retornou ao Brasil nesta semana.
“Estamos em alerta máximo e preparados para enfrentar o Coronavírus. Desde o início do ano, trabalhamos na organização de um plano de resposta eficiente e ágil para enfrentar este novo vírus", afirmou o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos.
Medidas de prevenção:
- Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos
- Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir
- Evitar ambientes com muita aglomeração
- Utilizar álcool em gel nas mãos
O que fazer em caso de suspeita:
Se estiver com febre ou sintomas respiratórios e tiver vindo de países com casos de coronavírus:
- Cubra o rosto com máscara cirúrgica
- Vá à unidade básica de saúde, hospital de emergência ou à UPA mais próxima
- Siga as orientações dos profissionais de saúde
- Siga as medidas de prevenção: lave as mãos frequentemente, cubra o rosto ao tossir e espirrar, não compartilhe objetos de uso pessoal, evite locais de grande aglomeração, utilize álcool em gel para as mãos.
FONTE: EXPRESSO CAMPISTA
Comentários
Postar um comentário
FAÇA SEU COMENTÁRIO: