Pular para o conteúdo principal

Vítimas de violências domésticas recebem o botão do pânico: 'Me sinto protegida', diz atriz agredida;

Atriz Cristiane Machado foi a primeira mulher no RJ a receber botão do pânico — Foto: Jorge Soares/G1

Nove mulheres vítimas de violência doméstica no Rio de Janeiro ganharam a tecnologia como aliada contra novos ataques. Elas são as primeiras a receber o "botão do pânico", aparelho semelhante a um pager, que alerta caso os agressores se aproximem além do permitido pelas medidas protetivas definidas pela Justiça.
O botão do pânico começou a ser distribuído no segundo semestre de 2019 em uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ). A ferramenta é conectada a uma tornozeleira eletrônica, usada pelo agressor. Em caso de aproximação, a central de monitoramento é acionada e entra em contato com a vítima e o agressor por telefone.
“Esse aparelho, esse pager, faz parte do meu corpo. Hoje, eu me sinto protegida porque toda a minha vida está mapeada. Quem está preso é o agressor, não é a vítima”, contou ao G1 a atriz Cristiane Machado, a primeira mulher do estado a receber a ferramenta de botão do pânico.
A atriz foi vítima de violência doméstica. O ex-marido, o ex-diplomata Sérgio Schiller Thompson-Flores, está em prisão domiciliar, com autorização para sair de casa durante o dia. Com medo de novas agressões, Cristiane recorreu à Justiça, que concedeu o aparelho como uma das medidas protetivas.
De acordo com dados mais recentes do Instituto de Segurança Pública (ISP) do RJ, mais de 21 mil mulheres foram vítimas de agressões físicas no primeiro semestre de 2019 no estado – quase 4 mulheres por dia. As informações foram obtidas pelo G1 por meio da Lei de Acesso a Informação (LAI).
Entenda como funciona o Botão do Pânico no Rio de Janeiro — Foto: Rodrigo Cunha/G1

Quem pode pedir?

Segundo o Tribunal de Justiça, qualquer vítima de violência doméstica com processo aberto na Justiça pode entrar com um pedido, que é analisado, caso a caso. Os critérios não foram divulgados.
O monitoramento da ferramenta é administrado pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), que adquiriu os aparelhos por meio de licitação.
Segundo o Tribunal de Justiça, qualquer vítima de violência doméstica com processo aberto na Justiça pode entrar com um pedido, que é analisado, caso a caso. Os critérios não foram divulgados.
O monitoramento da ferramenta é administrado pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), que adquiriu os aparelhos por meio de licitação.
_GOVERNADOR WILSON WITZEL;
"Não podemos tolerar agressões às mulheres. Para dar mais segurança às vítimas, começou a ser distribuída a ferramenta “Botão do Pânico”. Os agressores passam a usar tornozeleiras que emitem alertas aos dispositivos das vítimas, quando ultrapassam o limite de 200 metros de distância. O monitoramento do sistema é feito pela SEAP RJ," Completou o governador em rede social, nesta terça-feira (25/02/20).

FONTE: https://g1.globo.com/google/amp/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/02/13/vitimas-de-violencia-domestica-aprovam-botao-do-panico-me-sinto-protegida-diz-atriz-agredida.ghtml?__twitter_impression=true








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOGADOR MIRACEMENSE JOÃO SILVÉRIO EMBARCOU NESTE DOMINGO PARA SE APRESENTAR NO RIO BRANCO FC NO ACRE.

Em foto está Sua irmã Thayná Silvério, no qual levou o João de Miracema até o Aeroporto Galeão, no Rio. Imagens exclusivas do embarque enviadas para nosso blog. O morador do bairro Rodagem de Miracema João Silvério, embarcou neste domingo (15/01/2023), do Rio de Janeiro para o Acre as 18 horas, e vai se apresentar nesta segunda-feira (16), no clube Rio Branco Futebol Clube.  REVEJA NOSSA MATÉRIA DO ANÚNCIO OFICIAL DO CLUBE RIO BRANCO: ⤵️ Rio Branco-AC anuncia lateral-direito de Miracema João Silvério de 19 anos para a temporada.⤵️ http://www.blogmiracemaemfoconews.com/2023/01/rio-branco-ac-anuncia-lateral-direito.html?m=1 O lateral-direito João Silvério, de 19 anos, ex-jogador da base do Paduano-RJ, é o 14° reforço do Rio Branco-AC, para temporada 2023. A contratação do jogador foi divulgada nas redes sociais do Estrelão, na manhã Da última quinta-feira (12/01). Conforme divulgado pelo clube, João Silvério se formou na base do sub-20 do Paduano Futebol Clube, de Santo Antônio de Pádua-

ATUALIZADO - Homem e mulher são assassinados a tiros por policial da reserva em Palma-MG, nesta segunda (05) - Autor do crime é encontrado morto nesta terça (06):

Um duplo homicídio foi registrado em Palma na tarde desta segunda-feira, 5 de dezembro. Segundo as primeiras informações apuradas, um policial militar da reserva remunerada, que ainda não teve seu nome oficialmente divulgado, efetuou vários disparos de arma de fogo em um homem dentro de sua residência. A mulher do autor também foi encontrada morta a tiros. Os nomes das vítimas não foram divulgados e a ocorrência foi registrada na Rua João Pereira Gomes, Centro daquele município. Ainda não se sabe o motivo do duplo homicídio. As informações apontam que foram disparados contra o homem nove tiros e seis contra a mulher. Após o crime, o indivíduo fugiu em direção a zona rural do município. A moto do autor foi encontrada em meio a um pasto. Dezenas de policiais estão nas imediações da cidade na tentativa de localiza-lo, mas até o fechamento desta matéria, ninguém havia sido preso. Os corpos das vítimas de 44 e 62 anos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Muriaé. ATUALIZ

FAMÍLIA COSTA COMEMORA 100 ANOS DA FAZENDA BELO HORIZONTE, EM PARAÍSO DO TOBIAS (MIRACEMA-RJ).

  A Tradicional Família Costa do grupo de  Miracema, Paraíso do Tobias e Mimoso do Sul, comemorou neste mês de julho de 2023,, o 2° Encontro de família e entrelaços nas festividades de 100 anos da Fazenda Belo Horizonte, antiga propriedade de Alberto Pereira de Abreu, localizada na Zona Rural de Paraíso do Tobias, Miracema-RJ. Descendentes do Português Adelino José da Costa, Zeca Costa e Homero Costa (da Cachaça Maravilhosa), organizaram o grande encontro da família. Que tem um forte entrelaço, com a família Pereira ( Fazenda Transwal e Santa Cruz), Abreu, Aguiar e Marques. Que foram grandes protagonistas no desenvolvimento do Agro negócio na Região de Paraíso do Tobias, Itajara e São José de Ubá. O Chef Júlio Marques, ficou por conta do preparo da gastronomia. REPORTAGEM: MARCOS DIAS / BLOG MIRACEMA EM FOCO NEWS