Ex-secretário de saúde do RIO Carlos Alberto Chaves morre vítima de complicações da Covid-19, nesta sexta-feira (20).

 

Depois que deixou o posto de secretário, Chaves passou a coordenar a captação de órgãos para transplantes no estado, até a data em que testou positivo para a doença.

O ex-secretário de Saúde do Rio de Janeiro Carlos Alberto Chaves morreu nesta sexta-feira (20/08/2021) vítima da Covid-19. Ele foi o quarto gestor da pasta desde o início da pandemia, ficando à frente da Saúde estadual entre setembro de 2020 e maio deste ano. Segundo as primeiras informações, o ex-chefe da pasta estava internado no Hospital Naval Marcílio Dias, no Lins de Vasconcellos, Zona Norte. 

Chaves chegou a informar a jornalistas, em 12 de julho deste ano, por aplicativo de mensagens, que havia testado positivo para Covid. Acrescentou, ainda, que estava em isolamento e sendo supervisionado no Marcílio Dias. O ex-secretário também relatou quais haviam sido os primeiros sintomas: cansaço e broncoespasmo, mas segundo ele sem febre ou outras complicações.   

 

NOMEAÇÃO E SAÍDA:   
 
Chaves foi nomeado para a secretaria em 25 de setembro do ano passado por Cláudio Castro, quando este ainda era governador em exercício. Após oito meses como chefe da Saúde, o ex-secretário seria sucedido por Alexandre Chieppe – o atual secretário. (leia mais abaixo) 
 
Depois que deixou o posto de secretário, Chaves passou a coordenar a captação de órgãos para transplantes no estado, até a data em que testou positivo para a doença. Na mensagem enviada a jornalistas, o ex-secretário também disse que iria cumprir "todo o protocolo previsto pelo Ministério da Saúde", inclusive o isolamento social de 14 dias.   

 

Antes da secretaria, Chaves trabalhou no Ministério Público estadual, coordenando o Grupo de Apoio Técnico Especializado. Foram quase dez anos no órgão. A chegada ao governo estadual ocorreu depois de sucessivas denúncias de corrupção na Saúde, que acabaram levando à destituição do ex-governador Wilson Witzel. 

 

O governador Cláudio Castro também se pronunciou:

"A passagem de Carlos Alberto Chaves à frente da Secretaria de Saúde foi marcada pela sua dedicação incansável por salvar vidas. Hoje se torna um dia extremamente triste para todos nós, que precisaremos nos despedir de um dos homens que mais lutou pela chegada e distribuição da vacina contra a Covid-19.

Dr. Chaves, sempre muito humano em suas relações, foi um dos principais responsáveis pela elaboração da nossa exitosa logística de entrega dos imunizantes aos 92 municípios. Em seu papel de líder carismático, vou levar a recordação do piloto que, por muitas vezes, conduziu pessoalmente as aeronaves para entregar vacinas ao interior.

Meu respeito, gratidão e admiração serão eternos. Em sinal de profundo pesar, decretamos luto oficial de três dias. Quero me solidarizar com os familiares e amigos neste momento de dor e saudades. Que Deus possa confortar a todos e lhes conceda a força necessária para seguir com coragem e esperança."


 NOTA DA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RJ: 

“O secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, e toda equipe da @saudegovrj lamentam o falecimento do ex-secretário Carlos Alberto Chaves de Carvalho, que tanto lutou pela vida dos cidadãos fluminenses no enfrentamento da pandemia de Covid-19. 

 
Incansável, Dr. Chaves organizou a logística de distribuição de vacinas para todo o estado e fazia questão de que todos os municípios recebessem as doses ao mesmo tempo. Também foi responsável por tornar realidade a regulação unificada de leitos para pacientes com Covid-19, o que tornou o acesso igualitário ao tratamento. Com uma vida dedicada ao SUS, Dr. Chaves é um exemplo de ética, determinação e coragem. A @saudegovrj se solidariza com familiares e amigos.” 

VEJAM ALGUNS MOMENTOS DE CARLOS CHAVES, QUANDO AINDA ERA SECRETÁRIO DE ESTADO DE SAÚDE, DO RIO DE JANEIRO:





















REPORTAGEM: MARCOS DIAS / BLOG MIRACEMA EM FOCO NEWS


FONTE DE INFORMAÇÕES: G1 

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement