Miracemense está gravando documentário que será transmitido em rede nacional, sobre a história do CRISTO REDENTOR DE ITAPERUNA-RJ;
"REDENTOR: UM MONUMENTO NO CAMINHO DA PEDRA PRETA." |
Está sendo gravado um documentário por Anízio Pirozzi e o miracemense Daniel Paiva, sobre a idealização, construção e representação do monumento do Cristo Redentor de ltaperuna-RJ.
O documentário será transmitido no YouTube e em rede nacional.
O referido monumento é cercado por informações conflitantes e oralidades que confundem o imaginário local sobre sua concepção e intenções por trás desse projeto icônico, que hoje faz parte da vida e do cotidiano dos itaperunenses.
Para isso Anízio e Daniel, estão buscando documentos e depoimentos de pessoas direta ou indiretamente envolvidas com essa estátua que compõe a paisagem urbana do caminho da pedra preta.
De braços abertos no topo do Morro do Castelo, o monumento histórico do Cristo Redentor de Itaperuna, tem muita tradição para compartilhar.
Inaugurado em 1966, durante as comemorações do aniversário do município, o monumento possui vinte metros de altura e seu projeto coube ao escultor capixaba Antônio Francisco Moreira, responsável por outra imagem do Cristo na cidade de Guaçuí-ES. O desenho e a iniciativa da construção ficavam por conta de Cláudio Cerqueira Bastos, que, ao que parece, cumpria uma promessa. Idealizador de outros projetos comunitários na cidade, como o Clube Renascença, o popular Claudão seria eleito prefeito de Itaperuna para um mandato de seis anos entre 1982 e 1988. Durante esse período a pintura do monumento foi recuperada e recomposto o seu sistema de iluminação artificial.
Destacado hoje em noites escuras sob as luzes amarelas de três holofones, a imagem do Cristo - cujas postas de pedra foram esculpidas e trazidas de caminhão do Espírito Santo - torna-se um espetáculo sem adjetivos em meio à névoa de inverno que a envolve. O morro e o pedestal circular do monumento desaparecem restando o Cristo quase que a levitar por sobre as nuvens.
_MIRACEMENSE DANIEL PAIVA:
"Simbolismo, história e fé se misturam há mais de 50 anos. Reconhecido como a segunda maior réplica do Cristo Redentor, buscaremos resgatar as origens da idealização e construção desse importante marco patrimonial de Itaperuna. Conscientes de que para saber para onde vamos, precisamos entender em que lugar estamos e de onde viemos, estamos trabalhando nesse breve filme acreditando que a História nos guiará na direção dos fatos."
REPORTAGEM: MARCOS DIAS / BLOG MIRACEMA EM FOCO NEWS
Comentários
Postar um comentário
FAÇA SEU COMENTÁRIO: