Sistema de captação de água bruta do rio Pomba foi desobstruído. |
O sistema de abastecimento de Miracema voltou a funcionar na noite desta terça-feira (18/01/2022), fornecendo água tratada para toda cidade de forma gradativa. O reinício da operação da estação de tratamento aconteceu, após a conclusão do trabalho de desobstrução da área de captação de água bruta do rio Pomba.
Durante a ação ara retomar as atividades operacionais, a Águas do Rio substituiu a bomba que foi afetada com o temporal, utilizou retroescavadeira e teve o apoio de um mergulhador profissional. Em função dessa manutenção emergencial, que começou na segunda-feira (17), o fornecimento de água tratada ficou prejudicado em todos os bairros.
No final dessa manhã de quarta-feira (19), representantes da Águas do Rio se reuniram com o prefeito de Miracema, Clovinho Tostes, para relatar os procedimentos da ação realizada para desentupir o sistema de captação de água bruta do município.
O manancial que abastece a cidade ficou assoreado, após as fortes chuvas que atingiram a região na última semana. O aumento do nível dos rios provocou um acúmulo excessivo de areia, onde é realizada a captação da água para o sistema de abastecimento, e deixou algumas cidades do Noroeste Fluminense alagadas. Por conta do temporal, a bomba que compõe o sistema de captação de água bruta foi danificada e o excesso de areia, folhas e galhos impediu a captação de água para tratamento.
“Sabemos dos transtornos que uma intervenção desse porte provoca para a população. Não medimos esforços para normalizar a situação e, com muito empenho das equipes, o sistema voltou a operar e o fornecimento de água tratada está sendo regularizado” – avaliou o diretor superintendente da Águas do Rio no interior do Estado, Pedro Freitas.
Crédito fotos: Ascom Águas do Rio.
0 Comentários
FAÇA SEU COMENTÁRIO: