![]() |
Foram realizados quatro registros de ocorrência policial e duas prisões em flagrante pela Polícia por furto de energia; |
A operação Energia Legal, realizada na semana passada em Campos, identificou 432 irregularidades no consumo de energia elétrica no município, com o registro de quatro casos na Polícia Civil. Duas pessoas foram presas em flagrante por furto de energia. Durante a operação, a distribuidora forneceu também atendimento móvel a 146 clientes e atividades sobre consumo consciente a 639 pessoas. Além disso, 28 geladeiras de modelos eficientes foram sorteadas entre os cientes que desejavam trocar os refrigeradores antigos. A Enel Rio fez ainda a troca de 1.080 lâmpadas por novas de LED. E para fechar, o muro da Escola Municipal Donana recebeu artes sobre o combate ao furto de energia e a segurança com a rede de elétrica, produzidas por artistas do projeto Colorindo com Energia.
A operação Energia Legal, realizada pela Enel Distribuição Rio em conjunto com a Polícia Civil na semana passada, em Campos dos Goytacazes, identificou 432 irregularidades na medição de energia de estabelecimentos comerciais e residências. Duas pessoas foram presas em flagrante por furto de energia em diferentes locais. Além das prisões, a operação levou ao registro de 4 ocorrências na delegacia relacionadas a fraudes no consumo de energia, como ligações diretas na rede, sem passar pelo medidor.
![]() |
A Companhia também realizou troca de 28 geladeiras e 1.080 lâmpadas antigas por modelo LED durante a iniciativa; |
Durante a operação, para facilitar o acesso aos serviços, a distribuidora ofereceu atendimento móvel a 146 clientes do município, que puderam solicitar segunda via de conta, troca de titularidade e parcelamentos de dívidas, por exemplo. Nesta edição, a companhia também efetuou a troca de 28 geladeiras de moradores da cidade por modelos mais eficientes. No total, 430 pessoas se inscreveram na iniciativa. Além disso, o projeto Colorindo com Energia se juntou à operação para estampar arte no muro da Escola Municipal Donana, localizada na Rua Francisco Sabino dos Santos, 68, Donana. O local recebeu pinturas sobre o combate ao furto de energia e a segurança com a rede elétrica.
![]() |
Projeto Colorindo com Energia estampou artes sobre o combate ao furto de energia e a segurança com a rede de elétrica no muro da Escola Municipal Donana. |
Consumo consciente de energia.
Ao longo da ação, a Enel Distribuição Rio também forneceu dicas de segurança e de consumo consciente de energia a 639 pessoas por meio de palestras educativas e realizou troca de 1.080 lâmpadas por modelos LED, mais eficientes. Além disso, a distribuidora ofereceu informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que concede descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial convencional.
Combate ao furto de energia
Além de ser crime, com pena prevista de até oito anos de reclusão, as ligações irregulares impactam negativamente a qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores da concessionária com maior número de interrupções e, por vezes, dificultam o restabelecimento da energia elétrica. Estima-se que se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os clientes da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.
Adotar a prática popularmente conhecida como “gato” traz sérios riscos tanto quem pratica o ato quanto à população de forma geral. Manipular um medidor de energia sem habilitação, ou fazer ligação direta na rede elétrica pode gerar choques e acidentes graves, inclusive fatais. Quem quiser denunciar furto de energia, deve fazer isso pelo site da Enel https://www.enel.com.br/, pelo aplicativo da Enel Rio ou ligando para 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.
0 Comentários
FAÇA SEU COMENTÁRIO: